Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de junho de 2010

África não se resume a vuvuzelas!


Em tempos de Copa do Mundo o espetáculo proporcionado por milhões de 'dinheiros' impressiona muita gente, inclusive quando um evento de tal grandeza é em um país com tanta história e contrastes sociais.
A África do Sul com seus estádios majestosos agora, ainda é a mesma África do sul das crianças com olhar abatido e das famílias negras que participaram de episódios lamentáveis e ao mesmo tempo de orgulho.
A Copa movimenta o mercado de turismo, movimenta o dinheiro em território africano, porém, quando todo o espetáculo acabar em julho e os turistas voltarem, será que a população que lá se encontra ainda será tão lembrada nos jornais e reverenciada por sua raça?.
As vuvuzelas com seu barulho alto, chato para algumas pessoas, talvez sejam a forma deles mostrarem que em meio a tantas nações presentes eles também estão ali.
No dia 16 de junho de 1976, milhares de estudantes negros do Soweto (Africa do Sul) manifestaram-se para exigirem o direito a uma melhor Educação e o direito à aprendizagem da sua Língua nativa em vez do Inglês e do Afrikaans que aprendiam nas escolas. A manifestação pacífica se tornou outro dia sangrento do continente, mostrando que o respeito entre os seres humanos mais uma vez deixou de existir. Esse episódio hoje lembrado pelos jogadores da seleção sul-africana que vão enfrentar o Uruguai, mostra como esse povo de sorriso tão aberto apenas procura melhorias, como qualquer povo no mundo.
Milhares de crianças e jovens, até julho verão luzes na cidade, turistas comprando seus artesanatos, carros e jornalistas circulando por todo lado, mas, e depois ?.
A manutenção de estádios gigantescos é caríssima.
Se as crianças da África vão comer o 'dinheiro' da Copa após o término do evento só Deus sabe, e quem sabe, por um milagre, a triste cena da miséria africana mude depois de tanta badalação internacional.
( na foto, jovem assassinado em 16/06/76 em Soweto, ao lado, crianças e vuvuzelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário