Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Farelo



Tarde de céu nublado, silêncio na rua, ótima para um passeio consigo mesmo . . .
Acima de qualquer suspeita, o velho senhor com a bengala reluzente caminha pela praça. Os seus passos lentos demais, suas roupas talvez vindas da segunda guerra, o óculos ocultando o que seus olhos realmente observam. É só mais um senhor buscando um banco vazio entre três e quatro da tarde.
Os pombos da praça adoram esse homem, até porque o saco com farelos de pão de ontem nunca está vazio, e suas mãos ainda que tremam um pouco, jogam todo o farelo fazendo desenhos de pombos e pardais pelo chão em volta do chafariz.
Todas as pessoas que passam admiram o senhor sentado indefeso, todos admiram a grandiosidade que deve ter o caráter desse senhor, que por baixo deve estar beirando os 75.
O sino da igreja avisa que chegam as seis da tarde, hora de voltar pra casa e tomar seu chá quente, assistir um pouco de tv colorida e talvez quem sabe trocar os óculos de passeio pelos de leitura, e acompanhar o que escreve algum autor contemporâneo que insiste em descrever o passado.
Abre o portão, sorri para a filha da vizinha que se agarra contra o muro com seu namorado vinte anos mais velho. Entra na sua casa que sempre cheira a naftalina e livro velho.
Estrala os dedos, guarda a bengala e tira os óculos de passeio.
Já são sete horas e o que o velho senhor simpático da praça resolve fazer ?
Liga seu notebook, acessa qualquer site pornográfico enquanto seu msn carrega. Seu nick name é qualquer coisa que viraria apelido de uma garoto magro de dezesseis anos; Milhares de janelas laranjas de Paulinhas, Flavinhas e Anas de toda espécie começam a piscar ali embaixo na barra de ferramentas.
Ele pensa : Hoje só quero as de 14, melhor deixar as de 16 pra semana que vem.

E então sociedade, você ainda consegue saber quem é o vilão e quem é o mocinho ? Será que os tatuados, os fumantes e amantes de poker são mesmo os maus elementos ?
Até quando vamos acreditar que uma pessoa é considerada inocente ou culpada, com ou sem caráter, pelo o que veste, ouve e bebe ?
Infelizmente já não se fazem pessoas como antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário